sexta-feira, 27 de julho de 2012

Artesanato seridoense mostra sua força na FAMUSE



Grupos de artesãos, formalizados como Empreendedores Individuais (EI) e apoiados pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, participam da Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó (Famuse), que integra a Festa de Sant’Ana de Caicó. A abertura do evento ocorreu nesta quarta-feira, 25, no Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana. Cerca de 100 estandes mostram o melhor da produção artesanal do Seridó e de outras regiões do estado. 

Em sua 29ª edição, o evento é organizado pelo Comitê Regional das Associações e Cooperativas Artesanais do Seridó (Cracas), com o apoio do Sebrae e instituições parceiras, como Federação do Comércio, Bens e Serviços do estado (Fecomercio-RN), Sesc Seridó, Sindicato do Varejistas de Caicó, prefeitura de Caicó e Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas). 

Além de artesãos potiguares, cerca de 400 expositores de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia também expõem os produtos, com destaque para os Índios da tribo Pataxós. Nos estandes, tipologias como bordados, pedras ornamentais, pinturas e esculturas. 

Além dos bordados de Caicó e do ponto-cruz de Currais Novos, as atrações desta edição da Famuse são as peças expostas no estande do Sebrae. “Apresentamos uma grande variedades de peças e objetos, confeccionados por artesãos de várias partes do nosso Estado, como fibra de sisal de Lajes Pintadas, paneiro do coco de Areia Branca), fibra da taboa de Ceará-Mirim, MDF e embalagens recicladas de Natal, arte sacra de Santa Cruz, biscuit de Mossoró e os famosos trabalhos manuais em tecido e crochê de Mossoró e Caicó”, afirma a gestora do Projeto de Artesanato do Sebrae-RN, Maricélia Morais, ressaltando que esses expositores são todos Empreendedores Individuais. 

Na abertura, o evento contou com a presença do prefeito de Caicó, Bibi Costa, o titular da Sethas, Luis Eduardo Carneiro, e do diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti Júnior. “A Famuse é uma grande vitrine. Uma das mais importantes, principalmente pelo grande potencial de seus produtos. Não é a toa que expomos aqui, três tipologias de artesanato, que foram classificadas entre os 100 melhores do país”, diz o diretor. 

A primeira FAMUSE foi realizada em 1983 ao lado da Catedral de Sant'Ana, com produtos expostos em 50 barracas. O bordado sempre foi o que mais vendeu. Até a sua 11º edição, o evento era realizado em barracas. Só depois, com o apoio do Sebrae RN e da Sethas, passou a ser realizada em estandes, deixando o evento com um padrão de feira nacional. 

Devido ao desempenho econômico e contribuição social e cultural da Famuse, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) concedeu à Festa de Sant’Ana de Caicó o título de Patrimônio Imaterial do Brasil. A Famuse acontece de 25 a 29 de julho, no complexo turístico da Ilha de Sant’Ana em Caicó, sempre das 10h às 22h, com entrada gratuita.