domingo, 4 de dezembro de 2011

Artesanato, arte e cultura potiguar no Centro de Turismo de Natal



O Centro de Turismo de Natal é um espaço que comercializa em 38 lojas o artesanato potiguar e lembranças da cidade, como camisetas, garrafas de areia colorida, além de abrigar no seu interior uma galeria de arte, restaurante e lanchonete.

O prédio no estilo neoclássico já abrigou no passado uma prisão, até que há 30 anos foi todo recuperado e se transformou no Centro de Turismo de Natal, localizado no alto de uma duna no bairro de Petrópolis, de onde se tem uma bela vista do mar e do rio Potengi.

No Restaurante Marenosso, além de pratos regionais como a carne-de-sol com queijo, não deixe de experimentar os mais famosos bolinhos de macaxeira recheados com carne-de-sol, queijo coalho e camarão. As "Tias" Lúcia e Xica são as responsáveis pela iguaria, que há mais de 26 anos é sucesso entre os visitantes.

Nas noites de quinta-feira, o Centro de Turismo abre suas portas para o Forró com Turista, uma festa tradicional com forró e dança junina, não importando a época.

Os turistas se divertem dançando ou aprendendo a dançar o forró com bailarinos e bailarinas. No final, tem dança de quadrilha junina.

O Centro de Turismo de Natal abre diariamente das 8 às 19 horas

O restaurante abre apenas para almoço, com exceção de quinta-feira, quando também abre para o jantar e serve de apoio para o Forró com Turista

O prédio tem uma arquitetura neoclássico e suas celas hoje são lojas de artesanato  A galeria de arte vende quadros, esculturas, gravuras e outras obras de artistas potiguares  Imagens sacras   Xilogravuras também estão à venda na galeria de arte do CTN  A literatura de Cordel de autores populares do RN também tem espaço na galeria  Lindas bolsas em sisal são comercializadas nas lojas do Centro de Turismo    
Os famosos bordados de Caicó são encontrados nas diveras celas-lojas  Artesãos reproduzem com perfeição em barro uma autêntica casa de taipa do sertão potiguar  Redes, mantas e outros trabalhos em renda podem ser encontros no Centro de Turismo  Trabalhos em sisal, como essa curtina, fazem parte do artesanato potiguar  Os bolinhos de macaxeira são uma delicia