terça-feira, 20 de março de 2012

Governadora convoca artesão para se unir e mostrar a arte potiguar ao mundo na Copa 2014

"Convoco todos vocês, artesãos potiguares, a ser organizarem e se prepararem para receber o grande número de visitantes que virá ao Rio Grande do Norte na Copa do Mundo em 2014. Vamos mostrar ao mundo o artesanato potiguar. O turista conhece a história do lugar que visita através da arte de seu povo". As palavras da governadora Rosalba Ciarlini foram ditas na manhã deste sábado (17), durante a programação comemorativa ao Dia do Artesão, celebrado em 19 de março.  

Rosalba Ciarlini anunciou que o Governo do Estado irá colocar em breve no ar, um site do artesão "que será uma vitrine do artista para mostrar o seu trabalho para o mundo. Vamos utilizar a tecnologia para divulgar a arte de nossa terra. Para divulgar o trabalho do artesão potiguar nos quatro cantos do planeta". 

A programação em homenagem ao Dia do Artesão acontece durante todo dia, no complexo de lazer do SEST-SENAT - no bairro San Vale - com várias atividades promovidas pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e de Assistência Social- (Sethas), em parceria com o SESC e o SEST-SENAT. Cerca de 700 artesãos de várias regiões do Estado vieram participar das comemorações.

A Governadora ressaltou que o governo, através da Sethas, tem buscado privilegiar o artesão potiguar, valorizando a sua arte. "No nosso Plano RN Mais Justo, por exemplo, estamos priorizando também a política estadual do artesanato através do eixo de inclusão produtiva, considerando que esta é uma atividade que gera ocupação e renda para milhares de artesãos e suas famílias em nosso Estado", disse Rosalba.

Atualmente estão cadastrados na Sethas, aproximadamente, 10 mil artesãos, um número desatualizado. Por isso a Secretaria irá realizar o recadastramento dos artesãos potiguares. "Vamos atualizar os dados para a emissão da carteira nacional do artesão, o que possibilitará a inclusão de todos eles no Programa do Artesanato Brasileiro, o PAB, que é vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior", explicou o titular da Sethas, Luiz Eduardo Carneiro.

A solenidade de abertura do Dia do Artesão contou com a presença do Ministro Garibaldi Alves Filho. As atividades foram iniciadas com uma missa celebrada pelo padre Luiz Paulo, da paróquia de Mãe Luiza. A programação prossegue com lazer, ações de saúde e estética, como corte de cabelo, exames de sangue, medida da pressão arterial, além de oficinas de artesanato.

A data 19 de março é, no calendário religioso, o dia atribuído a São José, que, segundo referências bíblicas exercia o ofício de carpinteiro, daí porque a data foi escolhida como comemorativa ao Dia do Artesão.