quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Eventos com apoio da Semtas beneficiam artesãos potiguares


A participação do Centro de Artesanato de Natal – Artesanat – em vários eventos está trazendo grandes benefícios aos artesãos natalenses cadastrados na Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas. “Com a nossa participação em feiras, congressos e eventos, beneficiamos em 2011 cerca de 1.500 artesãos, que puderam divulgar, expor e comercializar seus produtos e suas artes, favorecendo assim, a geração de emprego e renda”, destaca Neto Leal, coordenador do Artesanat.
O Artesanat atua promovendo a integração do artesão com toda a sociedade. Em 2011, participaram de grandes feiras como a FIART, Brasil Mostra Brasil (João Pessoa – PB), Brasil Mostra Brasil (Natal – RN), Dia do Artesão, Feira do Porto de Natal, FECERN e Feirinha da Árvore. “As ações da Semtas visam, principalmente, a satisfação de todos os artesãos e, contribuem para o aperfeiçoamento na produção e qualidade do artesanato potiguar”, afirma o titular da Semtas, Alcedo Borges.
Nas grandes feiras, o Artesanat vendeu belas peças de renda de bilro e de renascença, trabalhos de pintura em geral, bonecas artesanais, trabalhos com pimentas e cestarias em jornal, redes, mantas, trabalhos com raízes, cerâmicas, dentre outros. “Levamos aos eventos os melhores produtos produzidos no mercado”, afirma Neto Leal.
Dentre as metas para 2012 da Semtas, está o investimento para as revitalizações da Praça Pe. João Maria e da Ponta do Morcego, o que irá beneficiar mais de 100 artesãos.
Saiba mais sobre o Artesanat:
No Centro de Artesanato, são realizadas ações de qualificação profissional, cadastramento de artesãos, emissão de carteira do artesão e promoção desses profissionais em feiras e eventos, nacionais e internacionais, como uma estratégia de incentivo à cultura do artesanato e geração de renda.
Também são realizadas a exposição e comercialização dos artefatos artesanais no Artesanat de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem nenhum custo para o artesão. As peças expostas saem direto das mãos do artesão para os clientes, sem intermediação, o que gera mais lucro para o profissional e valores mais em conta para o consumidor. Atualmente, a Semtas beneficia cerca de 4.500 artesãos cadastrados. O Artesanat fica na Rua Dr. Leôncio Etelvino de Medeiros, n/s, Capim Macio.