terça-feira, 30 de outubro de 2012

Concurso de Presépios Artesanais dá início ao Natal em Natal


Secom/Divulgação
Serão classificados três presépios, mediante o julgamento da comissão
Com a aproximação do fim do ano, quando a cristandade comemora o nascimento do menino Jesus, a Prefeitura do Natal, por meio das secretarias Municipais de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde) e Trabalho e Ação Social (Semtas), dando início à programação do Natal em Natal, lançou nesta terça (23), às 10h, no auditório da Seturde, o I Concurso de Presépios Artesanais. Na ocasião, o secretário de Turismo Murilo Barros, a adjunta Ana Cristina Felinto de Carvalho e o gerente de marketing do Shopping Mãos de Arte, Carlos Sodré, apresentaram detalhes sobre o concurso.
De acordo com Murilo Barros, os custos do concurso serão exclusivamente do Shopping Mãos de Arte. Caberá à Prefeitura a promoção e a divulgação do concurso, inclusive a arregimentação dos artesãos vinculados à Semtas, que ultrapassam os quatro mil artífices. “O objetivo não é só divulgar o trabalho dos artesãos e sim focar na comercialização de um presépio original”, ressaltou o secretário.
O concurso tem patrocínio do Shopping Mãos de Arte, local onde será realizada a exposição, e visa proporcionar ao artesão potiguar oportunidade de demonstrar sua criatividade e originalidade, sensibilizar a comunidade para a tradição cultural do presépio e, principalmente, criar condições de comercializarem seus produtos.
As inscrições ao concurso prosseguem até o dia 14 de novembro, gratuitamente. O artesão deve informar na ficha de inscrição as dimensões aproximadas do presépio, que caiba em cima de uma mesa de 80cm X 80cm, e especificar o material utilizado, bem como o valor do trabalho. Todos os presépios inscritos serão colocados à venda. Os trabalhos deverão ser entregues no dia 14 de novembro, até às 18 horas, no Shopping Mãos de Arte, localizado na Praia dos Artistas.
De acordo com o gerente de marketing do Mãos de Arte, Carlos Sodré, a ideia do concurso não é original, pois o mesmo ocorre em algumas capitais do Brasil, como São Paulo, Fortaleza e Manaus. No Rio Grande do Norte é a primeira vez que o concurso é realizado. “O artesão poderá inscrever mais de um presépio. O diferencial é que o presépio adquirido será um produto diferente e original”, observou.
A exposição dos trabalhos do I Concurso de Presépios Artesanais ocorrerá de 15 de novembro a 16 de dezembro, no terceiro piso do Shopping, na avenida Presidente Café Filho, 1750, na praia dos Artistas.
Julgamento
Serão classificados três presépios, mediante o julgamento da comissão presidida pelo secretário municipal de Trabalho e Assistência Social, Alcedo Borges, que formará um corpo de jurados com artistas plásticos, intelectuais e autoridades. Todos os inscritos serão avaliados pela comissão julgadora, com notas de 1 a 10. A avaliação final ocorrerá de acordo com a pontuação de cada trabalho.
O resultado e a entrega da premiação ocorrerão durante um coquetel, no dia 8 de dezembro, data do 1° aniversário do Shopping Mãos de Arte. Os trabalhos serão premiados pelo condomínio do Shopping da seguinte maneira: 1° lugar (R$ 1.000,00), 2° lugar (R$ 800,00) e o 3° lugar (500,00).
Origem do presépio
A palavra Presépio deriva do latim praesepium, que quer dizer curral, estábulo ou lugar de recolha de gado. Afirma-se que o presépio provém do século terceiro, onde peregrinações eram feitas à gruta onde Jesus nasceu. Representações artísticas surgiram a seguir como pinturas e afrescos, entre outros, mas a data de 1223 é para muitos o início da tradição.
Conta a tradição católica que o presépio surgiu no século 13, na Úmbria (região da Itália central). Foi São Francisco de Assis que, com a permissão do Papa, criou um presépio com figuras humanas e animais, recriando o local do nascimento de Jesus. Esta representação teve tanto sucesso, que se tornou uma referência Cristã, representativa do Natal, em quase todo o mundo.