sábado, 7 de janeiro de 2012

O Criativo Artesanato Potiguar



Na hora das compras, o turista encontra peças do artesanato potiguar, que vão desde roupas até objetos de decoração. Os materiais e técnicas de confecção são os mais diversos, como bordado, cerâmica, madeira, palha, rendas, entre outros. Um dos souvenirs mais encontrados e também símbolo do artesanato do Rio Grande do Norte é a garrafinha de areia. A areia utilizada para fazê-la é recolhida das dunas coloridas de Tibau, criando uma combinação de mais de 25 tonalidades diferentes. Do cipó são produzidas cestas, cadeiras e abajures. Da palha de Carnaúba, planta típica do Nordeste, também são feitos chapéus, bolsas e tapetes.

Outros produtos encontrados com facilidade nas lojas de artesanato da cidade são os produzidos de cerâmica, com peças de formas e tamanhos variados, como panelas, bules e figuras humanas. Já as imagens de santos são elaboradas com madeira, além de personagens da história e do folclore, além de produtos utilitários e figuras de animais. As peças de vestuário ganham formas com as rendas, um trabalho que exige técnica e precisão das artesãs, e com os bordados, cuja técnica permite criar aproximadamente 35 itens diferentes entre lençois, colchas, entre outros artigos de cama, mesa e banho.


Para lançar a Feira de Artesanato, café da manhã acontece na próxima segunda-feira no restaurante Mangai


A programação da 17ª Feira Internacional de Artesanato (Fiart), agendada para o período de 20 a 29 deste mês no Centro de Convenções de Natal, vai ser apresentada à imprensa, apoiadores e artesãos na próxima segunda-feira (09), a partir das 8h no restaurante Mangai. O evento dá mais movimento ao verão potiguar pois apresenta bem no auge da alta estação dez dias de artesanato com produtos de vários municípios do Rio Grande do Norte, estados do Brasil e até de outros países, além de gastronomia, variada programação cultural e aspectos da cultura indígena.

O Governo do Estado, através do Proart, convidou cooperativas e associações, que representam o trabalho de mais de 6 mil artesãos e este ano a Fiart vai homenagear o Vale do Assu, mostrando seu potencial cultural e seu artesanato. A 17ª Fiart vai reunir trabalhos de 1,6 mil expositores em 350 estandes distribuídos na área do Pavilhão das Dunas e este ano tem como tema: “Artesanato: instrumento de transformação, criatividade e riqueza”.